A importância da nuvem para o trabalho em home-office | MAIS DADOS DIGITAL

A importância da nuvem para o trabalho em home-office

A Microsoft registrou 775% de aumento em seus serviços de nuvem nas regiões que adotaram o isolamento social. Fato é que, se o home-office vai crescer, o cloud computing veio para ficar. 

Empregado em caráter emergencial, o teletrabalho trouxe à tona discussões sobre sua eficácia. Entre outros benefícios, possibilita conforto, mobilidade, satisfação e melhor proveito do tempo, já que dispensa deslocamento, trânsito e demais pontos. 

Seja usando o computador pessoal, seja levando o equipamento da empresa para casa, o colaborador precisa ter acesso a dados, softwares e redes para compartilhar sua produção de forma ágil e construtiva. É aí que a nuvem faz toda a diferença. E uma vez adotada, a tecnologia irá mostrar que contribui não só para momentos de exceção, como estimula uma mudança ampla rumo à praticidade em todos os processos envolvidos no fluxo de uma empresa. 

  • Otimização de storage.
  • Mobilidade segura.
  • Centralização de gestão com acesso unificado a qualquer dispositivo.

A nuvem está disponível nas arquiteturas:

  • Pública.
  • Privada.
  • Híbrida, uma mistura das duas anteriores. 

Os três principais tipos de computação em nuvem são:

  • Infraestrutura como Serviço (IaaS): oferece acesso a recursos de redes, computadores e armazenamento de dados.
  • Plataforma como Serviço (PaaS): acesso a um ambiente para o desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicativos.
  • Software como Serviço (SaaS): hospedagem, gerenciamento, oferta e atualizações de produtos online.

Imagina essa tecnologia em um contexto de home office? Além da economia de equipamentos e espaço físico, a empresa dispensa custos com recursos, capacitação e manutenção. Basta contratar o serviço. 

1. Acessibilidade

O lado bom da nuvem em home office é que seus sistemas continuam à disposição em qualquer momento que você precisar. 

2. Segurança 

Ponto de grande preocupação para quem adota teletrabalho, a segurança é uma questão na qual o serviço contratado faz diferença. É importante que sejam adotadas políticas e tecnologias de controle e proteção de dados, protocolos e senhas de autenticação. 

3. Escalabilidade 

Com a cloud computing em grupos de trabalho funcionando via home office, não é preciso se preocupar com picos de produção nem de momentos ociosos. Os recursos de TI aumentam ou diminuem de acordo com a localização e os acessos. 

4. Redução de custos 

Hardwares, configurações, correções e estrutura são gastos eliminados nas empresas que contam com cloud computing. E quem contratar a nuvem paga apenas pelo que usa.

5. Aumento da competitividade

Com os serviços de configuração e manutenção delegados aos servidores da nuvem, a equipe da empresa pode se dedicar a outras metas e iniciativas estratégicas, gerando valor para os clientes e alavancando o negócio. 

Uma mudança como essa envolve estratégia, governança, accountability e compliance. Porém, isso não significa que o processo levará muito tempo. É uma questão de mobilizar a equipe para uma adaptação nas operações. Os benefícios que virão serão tantos que será fácil adotar o novo fluxo de trabalho. 

Mantenha sua empresa tranquila, segura e, principalmente, produtiva, contando com um fornecedor do serviço de cloud computing experiente e reconhecido. Conheça a Mais Cloud e garanta qualidade no home office da sua empresa!

topo