Data Center: Tecnologia garante segurança da informação | MAIS DADOS DIGITAL

Data Center: Tecnologia garante segurança da informação

Num universo em que a informação se tornou o principal patrimônio das empresas, a segurança dos dados representa um dos maiores desafios e, por isso, deve ser foco de constantes investimentos. Nesse sentido, o data center vem se consolidando como uma das maiores tendências do mercado de infraestrutura em TI, pois, alia confiabilidade e desempenho a custos reduzidos.

Conhecido por ser uma tecnologia de armazenamento em nuvem (cloud), o data center nada mais é que um sistema de armazenagem e processamento de dados contínuo, sem riscos de paradas não programadas. Os equipamentos são interligados em rede à infraestrutura das empresas, o que possibilita acessar os dados contidos neles de qualquer parte do mundo, a qualquer momento, inclusive de um smartphone, sendo necessária apenas uma conexão com a internet. Através de um link, pode-se, ainda, recuperar rapidamente os dados em caso de formatação ou panes no computador.

Além de toda a proteção física que uma estrutura de data center requer, o sistema de espelhamento reforça a segurança dos dados, realocando-os em segurança em caso de oscilações. Também é possível a expansão dos arquivos sem que para isso sejam necessárias aquisições de servidores e contratação de mão de obra especializada.

Por todas essas vantagens, trata-se de uma solução que se adequa perfeitamente a qualquer estrutura organizacional, em empresas de diferentes segmentos e portes. Segundo Gustavo Rodrigues, Arquiteto de Soluções da DC Tecnologia tendência, o armazenamento em nuvem já é usado nas empresas em quase sua totalidade. “Daqui um tempo, os pequenos bancos de dados se tornarão dispensáveis, pois não conseguirão lidar com o grande volume de informações das corporações, que crescem cada dia mais”, conta.

O especialista alerta, no entanto, que para garantir a eficiência do sistema, é necessário que se tenha um amplo conhecimento em arquitetura modular, eficiência energética e, ainda, que se faça um minucioso estudo sobre as necessidades específicas de cada empresa que pretende adotar o data center. “Além disso, não basta apenas armazenar dados, é preciso dar assistência e fornecer equipamentos compatíveis, que propiciem o melhor desempenho das tarefas e devidamente certificados”, sinaliza.

De acordo com Gustavo, o diferencial da estrutura de data center da Mais Dados é a proximidade com o cliente empresarial, do atacado ou do varejo. “Independentemente do tipo das informações, o que torna necessária a implantação de um sistema inteligente é a segurança dos dados e a eficiência nos processos. Nesse sentido, nosso serviço propicia maiores ganhos na produtividade, processa um grande volume de informações ao mesmo tempo e por consequência otimiza o trabalho da empresa em todos os setores”, enfatiza.

Segundo ele, uma das principais vantagens ao optar pelo data center da Mais Dados é que a empresa conta com a parceria com a Amazon, referência mundial em segurança em armazenagem de dados. “Todos os dados de nossos clientes estão fortemente protegidos, pois estão replicados lá”, conta Gustavo. Ele destaca que a principal bandeira da DC é o cliente. “Nosso compromisso é oferecer tranquilidade aos nossos clientes, pois estamos trabalhando com suas informações, ou seja, o que há de mais precioso em seus negócios”, explica.

topo