Realidade em muitas empresas do país, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) facilita o processo de emissão, reduz gastos, permite a consulta via Internet, entre outros. Mesmo assim, ainda gera muitas dúvidas, principalmente em relação ao processo de emissão.
Diferente do sistema tradicional, a NF-e é um arquivo enviado eletronicamente, via Internet, pela empresa emissora. Caso seja necessária a emissão da nota em papel, é possível imprimi-la quantas vezes necessário.
O processo de emissão da NF-e é bastante simples:
Passo 1:
A empresa que realizou a venda emite eletronicamente a Nota Fiscal em XML;
Passo 2:
A empresa/responsável assina o documento digitalmente;
Passo 3:
A Nota Fiscal é enviada eletronicamente para a Secretaria de Fazenda Estadual;
Passo 4:
O Fisco realiza uma pré-validação do documentação e autoriza a operação comercial, o que permite que a empresa imprima em papel A4 comum, quantas laudas forem necessárias.
Tanto as empresas como os clientes podem consultar a nota via Internet e imprimi-la. Para isso, é necessário o número registrado no DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que acompanha o trânsito da mercadoria.
Armazenamento de Notas Fiscais Eletrônicas
A maisDADOS, empresa do Grupo DC Tecnologia, oferece uma das melhores soluções em armazenamento de Notas Fiscais Eletrônicas: a NF-e MAIS.
O serviço online auxilia diretamente no processo de busca de documentos fiscais eletrônicos e também assegura que esses dados fiquem armazenados por 5 anos, de acordo com a legislação.
Com uma interface intuitiva e acessível pela Web, a NF-eMAIS permite a reimpressão ou a execução de downloads dos seus XML’s de forma rápida e segura.
Ficou interessado? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.
* Quer saber mais sobre NF-e? Acesse o link abaixo: