Mais Dados Digital na Rádio Alvorada FM | MAIS DADOS DIGITAL

Mais Dados Digital na Rádio Alvorada FM

CEO Marcos Aurélio Pereira concede entrevista sobre LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados está em 139 ações trabalhistas. Juntas, elas somam R$ 15 milhões. Os dados se referem ao período entre agosto do ano passado, quando a lei entrou em vigor, até o dia  26 de novembro de 2020, segundo levantamento da Data Lawyer, a pedido do Valor Econômico. 

Enquanto isso, na última sexta, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) protocolou na Câmara um projeto de lei solicitando o adiamento das sanções financeiras para quem violar a LGPD. As multas, que podem chegar a R$ 50 milhões por infração, passariam a valer em agosto deste ano, mas podem ficar para janeiro de 2022, caso o projeto seja aprovado. 

Vazamento de dados reforça a importância da segurança

O ano começou com o vazamento de dados ligados a 223 milhões de brasileiros. As consequências sem precedentes ainda são desconhecidas pela maioria da população. 

Porém, segundo recente levantamento da Deloitte (empresa de consultoria internacional), apenas 38% das empresas se adequaram à nova legislação. 46% afirmam estar parcialmente preparadas e outras 16% não estão prontas.  

Revolução Digital

Inspirada na  General Data Protection Regulation (GDPR), lei em vigor na Europa desde 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados não é apenas uma regulamentação. Ela reflete a mudança das relações em vários níveis no mundo digital – pessoais, comerciais, trabalhistas, etc.

Sobre a urgência e relevância da LGPD para toda a sociedade, o CEO da Mais Dados Digital, Marcos Aurélio Pereira, conversou com a Rádio Alvorada FM, de Belo Horizonte. Especialista em tecnologia da informação e segurança digital há mais de duas décadas, Marcos abordou os impactos da lei nos consumidores e nas empresas.

Confira aqui.

topo