Meus negócios e sistemas estão realmente seguros? | MAIS DADOS DIGITAL

Meus negócios e sistemas estão realmente seguros?

🔐 A segurança computacional é uma preocupação constante para empresas de vários segmentos como atacado, varejo e distribuição, que dependem da tecnologia para manter suas operações em funcionamento. No entanto, a complexidade de manter recursos tecnológicos dentro do próprio CPD e os riscos envolvidos podem ser um desafio e um verdadeiro poço de despesas e investimentos sem fim.

Muitas empresas subestimam a importância de investir em segurança digital e acabam enfrentando problemas com custos e aquisições que não acompanham a evolução dos sistemas fundamentais para suas operações (softwares e hardwares). Além disso, a segurança digital não se trata apenas de tecnologia, mas também de cultura e conscientização.

Por isso, é fundamental capacitar os colaboradores da empresa a lidar com tecnologia de forma segura (treinamentos, cartilhas básicas, workshops e mais), incluindo o uso de e-mails corporativos, senhas de acesso e compartilhamento de dados. Um exemplo de prática segura é a utilização de VPNs para acessar informações da empresa a partir de dispositivos remotos, evitando assim o acesso não autorizado.

Outra ação simples e muito recomendada é a implantação de um termo de ajuste de conduta tecnológico, pois neste aspecto os colaboradores e todos dentro da empresa (sem exceções) passam a entender suas responsabilidades e compromissos com maior ênfase.

Outros aspectos da segurança corporativa passam pelo uso de antivírus corporativo, que ajuda a proteger os dispositivos e sistemas contra ameaças de malwares, ransomwares e vírus em geral. Além dos sistemas de segurança, as atualizações dos sistemas operacionais (Windows – Desktop e Server) e a substituição de versões não mais suportadas também são importantes na mitigação de problemas e vulnerabilidades. Atenção: A utilização de softwares antivírus gratuitos apresenta limitações e não garante efetividade de nível global. Sem atualização contínua e evolução gradativa, esses softwares antivírus gratuitos não são capazes de proteger e garantir segurança ampla para empresas e seus sistemas.

⚠ No entanto, a segurança não se trata apenas de tecnologia, mas também de cultura e conscientização, como dito. É fundamental que as empresas adotem políticas de segurança que orientem os colaboradores e funcionários sobre as melhores práticas de segurança digital. Isso inclui a mudança da cultura digital dentro da empresa, que deve estar alinhada com os princípios de segurança e privacidade igualmente a outras regras básicas já praticadas (ex: uniformes; crachá de identificação; autorizações para acessos restritos; códigos e senhas de sistemas ERP, CRM, CFTV…  proibições e áreas reservadas, entre outros).

Além disso, manter recursos tecnológicos dentro do próprio CPD (sala de equipamentos) pode ser complexo e apresentar riscos, custos e problemas que vão desde a implantação de um servidor firewall (controle da Internet) até a contratação de consultoria especializada que acabará apontando riscos, problemas e necessidades. Isso pode resultar em muitos problemas, gastos e custos que somente serão entendidos algumas vezes quando tudo  fica fora (paralizado) gerando prejuízos e perdas inestimáveis em faturamento, vendas e toda cadeia de valores.

☁ A adoção da nuvem de serviços (cloud) pode trazer facilidades, benefícios e mitigar muitos problemas relacionados à segurança, além de trazer escalabilidade, flexibilidade e economia de recursos.

➕ Nesse sentido, a MAIS DADOS pode ser um pivô importante para empresas que buscam garantir maior segurança, convergência digital e redução dos custos pagando apenas por aquilo que realmente importa e faz toda a diferença.

assinar newsletter

Ao assinar a newsletter, eu declaro estar ciente e concordar com as políticas de privacidade.

topo Fale conosco