O mundo dos negócios em uma nova era | MAIS DADOS DIGITAL

O mundo dos negócios em uma nova era

“Cada vez mais, todas as empresas são uma empresa de tecnologia”, Dinis Couto , gerente geral de clientes corporativos da Microsoft para a América Latina – a Mais Dados concorda e também trabalha para que isso ocorra

A Inteligência Artificial já deixou de ser parte do imaginário de filmes e livros de ficção há mais de uma década, mas ainda é vista como algo distante. Isso, apesar de já estar no nosso cotidiano em áreas como saúde, direito e análise de dados. Agora, ela se dissemina em velocidade cada vez mais acelerada e se adapta ao mundo dos negócios. 

A computação cognitiva hoje gera uma gama de funções automáticas, integradas à Internet das Coisas (IoT), Redes Sociais e análises preditivas de dados organizacionais o que, somado à capacidade de “aprendizagem”, possibilita que esses sistemas interajam e auxiliem usuários de maneiras que eram inimagináveis até pouco tempo atrás. 

Como exemplo, os produtos Microsoft já oferecem à grande parcela da população e de empresas o editor de textos Word, o Skype e o próprio Windows, além de outras aplicações de armazenamento em nuvem (cloud computing), tradutores de texto, etc. 

Se você não tinha reparado, sim, todas estas aplicações já contemplam a inteligência das máquinas para ajudar a resolver diferentes problemas e a tomada decisões. 

Agora, a toda velocidade

Atualmente, vivenciamos ainda ciclos mais curtos de mudanças.  As atualizações ocorrem, de no máximo de três em três anos. Enquanto antigamente uma novidade surgia a cada 20 ou 25 anos. E isso, de acordo com Couto, é o que dificulta o entendimento e a adaptação de muitas pessoas às possibilidades trazidas pela inteligência artificial. 

“Lembro que não há muito tempo, um novo Windows era lançado a cada dois, três anos. Hoje, não passamos mais que três meses sem atualizar o sistema”, destacou ele.

Desta forma, também no mundo dos negócios se incorporam a mais variadas formas de inteligência artificial, que pode ser aplicada em diferentes áreas e em qualquer tipo de organização. Já está em uso uma plataforma de solução avançada de gestão de dados.

Esta inteligência é capaz de se conectar à todas as suas fontes de dados, como ERPs, para analisar informações e apresentar resultados altamente fiéis que apoiem gestores na tomada de decisão.

Com seu uso, empresas podem viabilizar estratégias de rastreabilidade de informações, desenvolvimento e deploy de algoritmos de machine learning, ajudando em suas previsões e também projetos de visão computacional e processamento de linguagem natural.

Ou seja, você obtém, entende e interpreta dados de toda a empresa e reúne, em um só lugar, análises e informações para uma tomada de decisão em velocidade surpreendente.

E toda essa evolução não é privilégio de grandes corporações. Existem soluções tanto em equipamentos quanto em softwares que podem ser adaptados a pequenas e médias empresas sem pesar no orçamento da TI. Ao final, toda a empresa se beneficia da agilidade e insights conquistados pela mudança.

Como começar

Entre em contato com a Mais Dados e conheça  soluções e produtos que te ingressarão em nosso novo mundo, mais inteligente e automatizado para você ter tempo de tomar as decisões que guiam sua empresa rumo ao sucesso.

topo