Os malefícios de perder um arquivo XML | MAIS DADOS DIGITAL

Os malefícios de perder um arquivo XML

 O arquivo XML é o formato digital escolhido para a modernização das Notas Fiscais. As transações comerciais devem ser registradas e armazenadas eletronicamente em arquivo XML.

Empresas de todos os tamanhos já enfrentaram e enfrentam o desafio de gerir o fluxo destes documentos. Esta administração tem passado por constantes reformulações, exigindo um escopo de processos que podem ser automatizados com a computação em nuvem. Sendo assim, o ideal é que sua empresa armazene notas de forma eficiente e tecnologicamente funcional, utilizando ferramentas que otimizam este processo, como a nossa NFe Mais. 

   Este formato de arquivo armazena o verdadeiro documento fiscal de uma operação, enquanto outros formatos, como DANFe, nada mais é do que só uma ferramenta de consulta de informações presentes neles. As próprias assinaturas eletrônicas envolvidas na transação, por exemplo, estão registradas no arquivo XML. Em outras palavras, quando sua empresa emite uma NF-e, o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é impresso e uma versão digital é gerada: o arquivo XML. Uma auditoria fiscal que identifique a ausência destes arquivos, por exemplo, pode designar penalidades que vão desde multas altas até a possibilidade de prisão. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) é o órgão responsável pela fiscalização e, como consta na Lei 8.137/1990, considera a falta dos XML uma fraude.

  As punições podem ser de até R$ 1.000,00 por arquivo em falta — e o valor pode ser cumulativo, de acordo com o tempo. Além disso, a lei prevê uma possível pena (de 2 a 5 anos de reclusão). Vale destacar que esses documentos podem ser importantes também para outras finalidades, como a solicitação de crédito para a empresa.

   Para passar a gerir estes documentos tão importantes de forma organizada, fornecemos a nossos clientes o sistema de gerenciamento NFe Mais. Este sistema é um serviço 100% online e integrado ao ERP, o que torna a ferramenta inteligente e prática. A interface é bastante acessível e permite a reimpressão e execução de downloads dos arquivos XML de forma rápida e segura. Já auxiliamos vários clientes após grandes complicações geradas por perder seus arquivos XML e, com nosso suporte, é possível impedir que sua empresa acabe submetida a alguma das experiências negativas que citamos acima por não possuir o devido controle de seus documentos fiscais. 

topo