Profissionais de TI certificados têm desempenho melhor, mostra estudo

A tecnologia da informação é uma área vital para a maioria das empresas e uma das que mais crescem em oportunidades de trabalho. Ter as habilidades certas confere aos profissionais da TI a confiança necessária para atender às demandas de mercado, aumentando sua performance e organização.

Segundo dados da IDC, profissionais certificados têm um desempenho melhor e mais domínio de conhecimento em relação àqueles que não são certificados. O estudo compara duas equipes, com e sem as certificações, com um conjunto de tarefas específicas e objetivamente mensuráveis, e mostra que os funcionários certificados realizaram tarefas de forma mais confiável e consistente.

De acordo com Hudson Oliveira, da equipe de suporte técnico da empresa maisDADOS Tecnologia, é imprescindível ter o conhecimento teórico aliado à prática. Para ele, que começou como estagiário da empresa, há dez anos, a teoria é o alicerce para a construção de uma carreira de sucesso na área e uma das formas de comprovar essa sabedoria é através das certificações. “É muito mais ágil resolver um problema quando se conhece a origem. Assim temos condições de tratar a solução de maneira mais rápida e eficaz. Para conquistar uma certificação é necessário muito conhecimento teórico sobre determinado assunto e por isso é tratado como um diferencial”, explica.

Hoje, como especialista em banco de dados Oracle, Oliveira diz que para alcançar o resultado desejado não tem como separar a teoria da prática. “Na época que era estagiário, apenas executava e resolvia os problemas através das informações repassadas pelos mais experientes. No entanto, quando passei a entender melhor o que estava executando, vi a necessidade de ter um conhecimento mais profundo sobre os sistemas e ferramentas que utilizamos. Desde então, tive um real crescimento na maisDADAOS”, conta.

Para o CEO da maisDADOS Tecnologia, Marcos Aurélio Pereira, os profissionais que possuem certificações trazem resultados que atendem às principais expectativas dos clientes e também para a equipe: rapidez e assertividade no cotidiano e na resolução de problemas. “É necessário que o profissional de TI nunca pare de se especializar e acompanhar as tendências de mercado. As certificações, por exemplo, transmitem credibilidade e confiança das habilidades, além de levar segurança para quem quer contratar uma solução. No dia a dia da empresa, incentivo a busca por certificações pelos colaboradores e hoje, por isso, temos uma equipe de especialistas”, afirma Pereira.

topo