5 maneiras de reduzir os custos da área de TI | MAIS DADOS DIGITAL

5 maneiras de reduzir os custos da área de TI

Investir em TI é necessário para toda empresa que deseja manter seus processos em funcionamento, garantindo sua boa rotina operacional. Em um mundo cada vez mais informatizado, o processo empresarial passa a ser, consequentemente, tecnológico.

Porém, muitos gestores ainda associam essa decisão a custos elevados. Hoje, existem metodologias e tecnologias que podem combinar uma estratégia para se conseguir produtividade de qualidade, mesmo reduzindo os custos.

Reunimos algumas dicas para mostrar como isso é possível. Ficou interessado? Descubra no texto abaixo!

Consolide fornecedores, serviços e plataformas

Grande parte das empresas dispõe de uma grande diversidade de fornecedores, bem como plataformas por onde são entregues os serviços. Para reduzir os custos e ter uma qualidade superior na produção, uma solução é integrar e padronizar os processos, os recursos e as ferramentas utilizadas.

Ao padronizar fornecedores e tecnologias, a empresa diminui os níveis de redundância, gerando melhores resultados com menos custo e riscos de segurança. Ou seja, agrega agilidade às tarefas, otimizando todo o setor de TI da empresa.

Migre a infraestrutura para a nuvem

A primeira coisa que a empresa eliminará ao migrar a sua infraestrutura de TI para a nuvem é a necessidade de aquisições, downloads, instalações, manutenções e atualizações de softwares (sistemas) e hardwares (equipamentos).

Uma infraestrutura agregada à nuvem traz mobilidade às tarefas. A empresa ganha escalabilidade para atender demandas elásticas e conta com estratégias de segurança que não podiam ser utilizadas localmente.

Com  o armazenamento em nuvem, a empresa só paga pelos espaços, recursos e ferramentas que utiliza.

Use as ferramentas certas

Já parou para analisar as ferramentas que você utiliza para gerenciar o desenvolvimento, teste e entrega de aplicações? É preciso observar se ela realmente oferece eficácia às operações do setor, se os resultados proporcionados são positivos e se ela atende as necessidades de TI.

O mesmo acontece com as ferramentas de gestão e monitoramento da infraestrutura, como rede, equipamentos, sistemas e nuvens.

Para isso, o ideal é cortar o mal pela raiz. Identifique as falhas, riscos e ameaças do setor (pontos fracos), assim como os pontos fortes e o que pode melhorar. Veja como as ferramentas se relacionam com esses fatores (soluções entregues).

Use os provedores de serviços gerenciados

Uma tendência cada vez maior no Brasil é o uso de provedores de serviços gerenciados. Basicamente, trata-se da terceirização de tarefas para uma empresa que dispõe de profissionais qualificados e atentos 24 horas para realizá-las por você.

Operações, como recuperação de desastres, backups, estratégias de continuidade de negócio, segurança, suporte, acesso móvel ao sistema e gerenciamento de dispositivos e aplicativos podem ser terceirizadas para aliviar a carga de trabalho do setor e trazer um rendimento superior com qualidade.

Por outro lado, manter todas essas operações por conta própria exigirá a contratação e qualificação de profissionais, e o esforço dedicado para manter toda essa estrutura funcionando de forma integrada será custoso para a empresa.

Automatize processos

Para reduzir custos com serviços de TI, identifique as atividades repetitivas. Elas podem ser automatizadas para economizar custos e até o tempo de sua equipe. Automatizar ainda agrega mais confiança, eficiência e qualidade aos processos, uma vez que elimina erros humanos, aumenta a produtividade e facilita o diagnóstico de possíveis falhas.

Terceirize para reduzir custos com serviços de TI

Deixar os serviços de TI nas mãos de uma consultoria especializada pode ajudar a reduzir custos, otimizar os processos e até aumentar a rentabilidade. As empresas de terceirização acompanham as inovações tecnológicas e disponibilizam uma equipe especializada nos mais diversos segmentos do setor. Quem contrata esse serviço pode contar com resultados de qualidade, alinhados às suas estratégias e sob medida para suas necessidades.

A despesa com terceirização de TI é fixa e a empresa não precisa se preocupar com custos extras. Ao colocar no papel, investir em outsourcing oferece melhor custo-benefício do que concentrar internamente todos os serviços de tecnologia da informação.

Terceirizar os serviços de TI ainda permite que a empresa contratante fique livre de processos operacionais e foque seus recursos e tempo no que é essencial para seu negócio. Como resultado, não somente reduz gastos, como aumenta sua rentabilidade.

A maisDADOS oferece as melhores soluções para sua empresa e para o seu orçamento! Conheça os nossos serviços. http://maisdados.com.br

topo