Saiba como resguardar os dados de sua empresa corretamente | MAIS DADOS DIGITAL

Saiba como resguardar os dados de sua empresa corretamente

Em casa ou no trabalho, é muito comum se deparar com situações inusitadas, em que é preciso recorrer ao backup para sanar problemas com os dados no servidor. Para Davidson Odorico, do Suporte Técnico da maisDADOS, infelizmente nem sempre é tão simples quanto parece. “O grande problema é que muitas pessoas não possuem backup em nuvem ou outro dispositivo que as informações estejam duplicadas seguramente. Além de transtorno, um servidor danificado pode acarretar prejuízos enormes”, afirma.

Odorico explica que por melhor que seja o servidor, os dados nunca estão 100% seguros. “Embora esperemos que nenhuma situação desagradável ocorra, as empresas não estão isentas de roubos, danificação por descarga elétrica, enchentes, incêndios, sequestro de dados, vírus ou até mesmo erro humano. Afinal, quem nunca deletou algum dado ou arquivo por engano? O profissional enfatiza: “por mais cansativo que o assunto pareça ser, preocupe-se com uma política de backup eficaz, porque só quem já passou por este tipo de situação sabe a sensação de alívio ao recuperar um arquivo importantíssimo, por ter o backup guardado”.

Se sua empresa já possui uma política de backup bem organizada, busque guardar suas cópias em vários lugares, inclusive fora do escritório. “Suas informações devem ser resguardadas devido à inúmeras possíveis eventualidades. Para isso, você pode utilizar serviços de armazenamento em nuvem, além de guardar seus arquivos em dispositivos de fita ou HDs externos”, finaliza.

O Grupo DC Tecnologia reforça alguns cuidados ao contratar serviços especializados em backup:

  • Procure referências que atestem a qualidade de seus serviços e observe se a companhia garante confidencialidade e disponibilidade;
  • Verifique as políticas de privacidade e segurança;
  • Não utilize serviços desconhecidos ou com poucas referências no mercado;
  • Prefira empresas que possuam meios de validar as cópias e restaurem os dados em ambiente de teste de tempos em tempos. Isso evita, por exemplo, que cópias sejam alteradas, danificadas ou geradas de forma incorreta.
topo